MENU

ou

Ocultar

Esqueceu sua senha?

Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha.

Voltar ao Login

Ocultar

Ocultar

Fechar
blog

Biodiversidade, saberes e direito #2

No segundo episódio do Podcast do Instituto Trópicos, o Prof. Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araujo e o Prof. Dr. Fernando Estenssoro, discutiram as relações entre a diversidade biológica, a diversidade de saberes e o Direito.

A América Latina e, em especial, o Cone Sul, são ricos em termos de biodiversidade, em que alguns países como o Brasil, são considerados megadiversos. Mas, a constante intervenção do ser humano em seus biomas, coloca em risco a sobrevivência das espécies, causa a erosão dos solos e destrói os sistemas hídricos, desequilibrando o sistema climático do planeta. Assim, se pode afirmar que a biodiversidade desempenha um papel fundamental nos processos de regulação dos ciclos biogeoquímicos, vitais para a sobrevivência humana. Mais que isso, na relação ser humano e biodiversidade, emergem modelos culturais extremamente ricos, elementos constituintes originários das sociedades.

A preservação dos sistemas ecológicos, da diversidade biológica, significa também a preservação dos sistemas socioculturais tradicionais, preservados pelas inúmeras comunidades espalhadas ao longo dos espaços territoriais dos países latinos. Daí a temática a ser desenvolvida nesse podcast: biodiversidade, saberes e direito, sempre tendo em vista colocar em debate a atual crise climática.

Leia mais
blog

Prevenção da violência contra a criança e adolescente #1

O Instituto Trópicos atua no segmento educacional e se interessa pelo desenvolvimento e com a difusão do conhecimento de qualidade. Nesse sentido, tem o prazer de disponibilizar ao público, um Podcast que apresentará uma série de conteúdos relevantes e diversificados com a participação de professores e pesquisadores de renome.

No primeiro episódio, o Prof. Dr. Newton Cesar Pilau e o Prof. Dr. Walter Amaro Baldi conversaram sobre aspectos da prevenção da violência contra a criança e o adolescente, como a importância da formulação e execução das políticas sociais públicas destinadas a garantir as necessidades da infância e da juventude, efetivando assim direitos fundamentais e essenciais ao desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.

Leia mais