Biodiversidade, saberes e direito #2
No segundo episódio do Podcast do Instituto Trópicos, o Prof. Dr. Luiz Ernani Bonesso de Araujo e o Prof. Dr. Fernando Estenssoro, discutiram as relações entre a diversidade biológica, a diversidade de saberes e o Direito.
A América Latina e, em especial, o Cone Sul, são ricos em termos de biodiversidade, em que alguns países como o Brasil, são considerados megadiversos. Mas, a constante intervenção do ser humano em seus biomas, coloca em risco a sobrevivência das espécies, causa a erosão dos solos e destrói os sistemas hídricos, desequilibrando o sistema climático do planeta. Assim, se pode afirmar que a biodiversidade desempenha um papel fundamental nos processos de regulação dos ciclos biogeoquímicos, vitais para a sobrevivência humana. Mais que isso, na relação ser humano e biodiversidade, emergem modelos culturais extremamente ricos, elementos constituintes originários das sociedades.
A preservação dos sistemas ecológicos, da diversidade biológica, significa também a preservação dos sistemas socioculturais tradicionais, preservados pelas inúmeras comunidades espalhadas ao longo dos espaços territoriais dos países latinos. Daí a temática a ser desenvolvida nesse podcast: biodiversidade, saberes e direito, sempre tendo em vista colocar em debate a atual crise climática.